A Coops já te contou aqui como o cigarro se tornou um dos grandes vilões da saúde. Seguindo essa linha, hoje vamos discutir sobre outro fator causador de boa parte dos problemas de saúde. Estamos falando da obesidade.

A obesidade se trata do acúmulo de gordura corporal. Ele pode ser definido pelo cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). O IMC se caracteriza por ser uma condição que atinge tanto homens quanto mulheres em qualquer etapa da vida.

CONHECENDO A OBESIDADE

A obesidade é um dos fatores determinantes que contribuem para diversas patologias. Por conta dela, o indivíduo está sujeito a diabetes, hipertensão, problemas de coração, artrose, câncer colorretal, entre outros. Vale lembrar que a obesidade também influencia o lado psicológico, mexendo muito com a autoestima.

A Obesidade pode surgir de várias maneiras. O sedentarismo, cada vez mais presente em nossas vidas é um dos culpados. A invasão de alimentos e outros produtos processados nos mercados brasileiros também são pontos decisivos para o aumento da obesidade.

Também devemos lembrar de distúrbios como a compulsão alimentar, por conta de ansiedade e depressão; alteração hormonais, como o hipotireoidismo; dietas radicais que provocam o aumento de peso rápido pela compensação… tudo isso contribui para o crescimento desse problema tão sério nas últimas décadas.

DIZENDO “NÃO” AO PROBLEMA

Segundo dados, quase 60% dos brasileiros sofrem de obesidade. Para sair desse grupo e evitar juntar-se a ele, algumas dicas relativamente simples podem fazer toda a diferença.

Seja mais ativo. Isso não necessariamente implica em se tornar membro de uma academia e suar todos os dias. Opte, por exemplo, pelas escadas ao invés do elevador. Vá a pé aos lugares mais próximos e, mais importante de tudo, encontre uma atividade que você goste. Jogar futebol, dançar ou andar de bicicleta, tudo vale.

Diminua o açúcar. Pouco a pouco, ele se torna uma substância viciante e pode estar presente em alimentos aparentemente saudáveis, como o suco de caixinha e alguns iogurtes, por exemplo.

Não precisamos fazer dietas extremas e muito menos passar fome. Devemos focar em comer mais “comidas de verdade”. Uma expressão que vem tomando grandes proporções recentemente é “descasque mais e desembale menos”.

É claro que podemos abrir exceções vez ou outra, mas se puder, prefira a comida caseira, com o bom e velho arroz, feijão, legumes e verduras, carnes e frutas. Evite salgadinhos, refeições congeladas, fast food e outros lanches ricos em gordura.

Essas são apenas algumas dicas para de prevenir da obesidade. Nossos cooperados estão  sempre à disposição da população da Bahia, nos municípios em que atuamos, levando serviços de saúde de qualidade a todos que passam pelas unidades. Siga-nos também no Facebook e Instagram.