Você já pensou em se tornar um cooperado? Uma cooperativa busca alcançar o maior benefício para todos os envolvidos, podendo gerar frutos para a população, os profissionais e até ao meio ambiente. Cooperar, sem dúvida é algo que traz força à comunidade e é algo que deveria ser feito com mais frequência.

Se você está buscando motivos para se tornar um cooperado, a Coops te dá 5. Acompanhe a seguir.

1-     Capital Social

A soma das quotas dos cooperados constitui o capital social da cooperativa. Quando o cooperado se desliga de suas funções, as quotas são devolvidas de acordo com o estabelecido no estatuto social, com o resgate parcial podendo ser efetuado quando o profissional atinge a idade de 65 anos. Vale lembrar que cada cooperativa tem suas regras fixadas em estatuto.

2-     O cooperado é um dos donos

Em uma cooperativa, todos os cooperados se tornam também donos do negócio. A inclusão é feita em decisões políticas e comerciais. A gestão é democrática e transparente.

Qualquer cidadão pode se associar a uma cooperativa, estando ciente das responsabilidades que terá de cumprir.

3-      Participação ativa

Os cooperados têm direito de voto dentro da cooperativa, em que todos os votos possuem o mesmo peso e relevância. Ao comparecer às assembleias e discussões, os cooperados decidem de forma democrática e conjuntamente os passos a serem tomados.

4-     Mais vantagens

A cooperativa não busca o lucro individual, mas sim melhorar a vida de seus associados e da comunidade na qual está inserida.

5-     Pensando na população

As cooperativas são comprometidas com o desenvolvimento de sua região. Elas precisam respeitar as características sociais locais e desenvolver soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e sustentáveis.

Venha conhecer mais sobre a Coops. Siga-nos também no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as nossas novidades.