O Novembro Azul dá seguimento ao Outubro Rosa, campanha de conscientização a respeito do câncer de mama. Em novembro, porém, as ações são voltadas aos homens, focando na prevenção do câncer e próstata. De fato, dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Coops dá dicas para prevenir a doença e melhorar a qualidade e expectativa de vida.

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns da doença. Ela atinge os homens exclusivamente, em sua maioria com mais de 65 anos.

A próstata é uma glândula situada entre a bexiga e o reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo excretor de urina e sêmen. Inclusive a próstata é responsável por 70% da produção de esperma. Dessa maneira, a saúde da próstata interfere diretamente na fertilidade.

Cuidados a serem tomados (não apenas em novembro)

Uma boa alimentação, com frutas; legumes; grãos integrais e redução da gordura animal, principalmente, têm papel importante na prevenção do câncer de próstata. A atividade física também é outro ponto essencial. com meia hora por dia já sendo suficiente. Tudo isso juntamente com a redução do consumo de bebida alcoólica e a erradicação do hábito do fumo.

Os exames de rotina são recomendados para homens a partir dos 50 anos de idade, que devem deixar de lado o preconceito, pois quanto mais cedo diagnosticado, maior a chance de sobrevivência. Para aqueles que possuem histórico familiar, ou identificam alguns sintomas como dificuldade de urinar, sangue na urina ou frequência urinária excessiva, entre outros, devem consultar o médico ainda antes.

Como funciona o exame

O toque retal, juntamente com o exame de sangue PSA são os exames mais eficientes para identificar um possível tumor, analisando se a próstata teve um aumento significativo. Em caso de suspeita, o especialista indicará uma biópsia da próstata, que irá analisar parte do tecido da glândula.

O exame de toque ainda sofre grande resistência por parte masculina, mas ele não pode ser substituído, pois consegue identificar alterações e anomalias de forma mais rápida e prática do que o ultrassom, por exemplo.

Tratamento

Quando um tumor de próstata é confirmado, pode-se recorrer à cirurgia ou radioterapia. Ao sofrer metástase, ou seja, quando outras regiões do corpo são infectadas pelas células doentes, a terapia mais indicada é a hormonal.

O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e o câncer colorretal. Porém apenas um em 39 homens morre da doença.

Por mais que seja algo grave e que merece bastante atenção, o câncer de próstata tem uma chance de cura alta, desde que identificado em seu início.

Então o que você está esperando para marcar sua consulta no médico e adotar um estilo de vida mais saudável? Faça isso por você e pelas pessoas que te amam.

Acompanhe o Facebook e Instagram da Coops para ficar por dentro de todas as atividades e notícias da nossa cooperativa.