Você sabia que somente 2% da população brasileira doa sangue todos os anos?

Existem várias formas de doar. É possível contribuir com os bancos de sangue, doar para um tratamento específico de um conhecido ou até reservar o sangue para uso próprio posteriormente.

Se você tem interesse em se tornar um doador, mas ainda possui algumas dúvidas, a Coops comenta sobre os 5 passos necessários para concretizar essa ação tão importante.

 

1. DOCUMENTAÇÃO E CONSCIÊNCIA 

Ao ir até um hemocentro para realizar a doação de sangue, o voluntário deve ter em mãos todos os documentos obrigatórios, que deve possuir foto (como o RG ou CNH) e ter ciência dos requisitos e impeditivos, tanto temporários como definitivos.

Alguns pontos exigidos são: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg; estar bem alimentado; apresentar uma boa condição de saúde em geral; etc. Não podem doar aqueles que tiveram hepatite depois dos 11 anos de idade, hiper e hipotensos; pessoas com doenças cardíacas, renais, pulmonares ou que tenham algum tipo de câncer. Usuários de drogas também não podem efetuar a doação.

 

2. PRÉ-EXAME

Antes da doação é necessário realizar uma triagem clínica e hematológica, para checagem de pressão, peso, temperatura corporal e o volume de hemácias no sangue, para saber se existe anemia.

Uma entrevista também é feita para analisar antecedentes patológicos e fatores de risco. Existem doenças que podem não ser identificadas por ainda estarem na fase da chamada janela imunológica, que é o intervalo de tempo entre o momento da infecção e a produção de anticorpos que a confirmam.

Por isso é absolutamente essencial que o voluntário responda com total sinceridade à todas as perguntas. Se sentir constrangido, o voluntário pode optar pelo voto de auto-exclusão. Dessa forma a bolsa de sangue será desprezada, mesmo que não seja constatado nada de errado nos exames.

 

3. COLETA

 O terceiro passo é o momento principal para o doador. Na coleta, são separadas amostras para testes de doenças infecciosas que possam prejudicar o destinatário do material. Detalhe: faça uma boa refeição no dia da doação, sem comidas gordurosas. Aguarde duas horas para realizar a coleta e fique 15 minutos em repouso após a doação.

Com a aprovação do sangue nos testes, a transfusão está autorizada. Existe um sistema para identificar cada bolsa, com códigos de barra que acompanharão o sangue até o destino final.

 

4. EFEITOS DA DOAÇÃO

O sangue se renova no corpo humano, e em até 8 semanas a quantidade doada se repõe no organismo dos homens, enquanto as mulheres levam um pouco mais de tempo: 12 semanas.

É por essa razão que se deve esperar de 8 a 12 semanas para realizar uma nova doação. Também é devido a esse fator que uma dieta rica e equilibrada é aconselhada, para que o doador não saia prejudicado.

 

5. COMO SANGUE É RECEBIDO?

 Os destinatários do sangue se dividem em dois grupo: casos emergenciais, com hemorragias ocorridas por acidentes e cirurgias de risco, cuja perda de sangue é mais expressiva. O grupo não-emergencial é composto por pessoas em tratamentos de anemia, em casos de pré-operação e prevenção de hemorragias.

E você, quer fazer uma boa ação e ajudar muitas pessoas que precisam? Então doe sangue e salve vidas!

Siga a Coops no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as nossas ações e novidades.