Vivemos em um mundo no qual somos cada vez mais bombardeados por conteúdo audiovisual. Da mesma forma, o networking se torna parte fundamental de uma carreira de sucesso. A comunicação então é algo que se torna imprescindível. Com o Dia Nacional do Surdo em setembro, a Coops discute como é conviver com o desafio de não escutar.

O surdo pode ter adquirido essa condição com o tempo ou ter nascido dessa forma. No segundo caso, o indivíduo não consegue ter noção do som das letras, palavras e de diversas coisas, como o cantar dos pássaros ou o barulho das ondas na praia. Isso torna ainda mais difícil sua integração.

DADOS E ADVERSIDADES DO SURDO

Segundo pesquisas, mais de 5% da população brasileira tem algum grau de deficiência auditiva. Isso equivale a 9,7 milhões de pessoas.

Em um ambiente de trabalho, por exemplo, pode ser fácil se sentir isolado e deslocado. É difícil não saber sobre o que as pessoas estão conversando nas reuniões ou batendo papo descontraidamente.

Por isso a linguagem brasileira de sinais, conhecida como “Libras”, precisa ser mais discutida e inclusa na sociedade. Isso se refere não apenas como uma habilidade a ser incluída no currículo, mas algo que possa contribuir para um cenário mais acolhedor para os deficientes auditivos.

APRENDIZADO E DIFERENÇAS

É importante lembrar que as libras se restringem apenas ao Brasil. As linguagens de sinais se diferenciam de país para país. Nos EUA, por exemplo, ela é chamada de Linguagem ASL, enquanto no Reino Unido é conhecida como Linguagem BSL. Até mesmo em países que falam a mesma língua, como os citados acima, a linguagem de sinais tem suas diferenças. Vale lembrar que os sinais compreendem mais conceitos e expressões de cada local.

Da mesma forma ao aprender um novo idioma, o aprendizado das libras pode ser complicado, mas torna-se cada vez mais fácil com a prática. Para os que já são familiarizados com outra língua, o processo é ainda mais fácil, mas o exercício exige dedicação e disciplina.

É importante ressaltar que a linguagem de sinais precisa ser inclusa em todos os materiais de entretenimento. Isso inclui cinema, programação televisiva, etc.

Da mesma forma, não apenas surdos se restringem ao aprendizado das libras, pois dessa forma um número maior de pessoas pode se comunicar e trocar experiências, algo que todo ser humano deseja.

Siga-nos no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de todas as nossas ações e novidades.