O profissional da área médica é um dos mais importantes em nossa sociedade. Hoje, 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico no Brasil e em outros países, como Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Inglaterra e Polônia.
Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Um médico utiliza seus conhecimentos, técnicas e abordagens para promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas.
Por que a data?
O dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. Lucas foi um dos seguidores de Jesus. Segundo a tradição, escreveu um dos livros do Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos.
Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.
Como a medicina surgiu?
Para responder essa pergunta, temos que voltar um pouco no tempo.
A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas.
A palavra deriva do verbo latino mederi, que significa “curar e tratar”. Ela surgiu de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares. Desenhos rupestres mostram que, na pré-história, o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.
Pai da medicina
Hipócrates nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C. Seu avô, também médico, nunca alcançou a fama do neto que viria a ser conhecido como o pai da medicina. Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau. No juramento, prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.
Médico- Figura respeitada
O médico é uma das profissões mais respeitadas e desejadas pela sociedade. Tamanho respeito que, nas guerras, um soldado que fere um médico não é bem visto nem por seus próprios compatriotas.
Não são nada simples os esforços e estudos necessários para se tornar um médico. Estudos esses que nunca terminam, pois, para manter-se na profissão como um profissional sério, é importante sempre se atualizar sobre os avanços das tecnologias e metodologias.
Ser médico, portanto, é quase nunca descansar.
Mas não são todos que têm vocação para uma profissão que se doa tanto a ajudar o próximo e abdicar de dias e noites de lazer para estar de plantão e a postos para atender pacientes.
Antigamente, cada família ou região tinha seu médico específico, que era considerado também um amigo e participante do convívio social, fazendo visitas regulares.
A Coops parabeniza todos os médicos e agradece a preferência daqueles que trabalham conosco. Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as nossas novidades
Deixar um comentário