O futuro da saúde é pode parecer uma incógnita, mas não é bem assim. Tudo o que sabemos sobre ela muda a cada dia. Antes, o que poderia ser considerado algo misterioso ou até mesmo obscuro, se torna cada vez mais transparente, com o paciente tendo acesso a um tipo de informação jamais imaginada e tratamentos inovadores.
Mas temos que tomar cuidado com a quantidade de informação que encontramos, já que a internet é uma ferramenta maravilhosa, mas que deve ser usada com sabedoria. Muitas pessoas fazem sua consulta na web, procurando diagnósticos a partir de alguns sintomas, o que pode gerar um desespero caótico que leva a medidas desesperadas.
Por mais que possamos contestar, questionar e comparar informações, é fundamental consultar um médico especialista antes de tomar qualquer atitude.
Não é apenas nesse quesito que a saúde avança, entretanto. Por volta de 2050, pela primeira vez na história, teremos mais idosos do que crianças e jovens no mundo. As doenças crônicas serão mais frequentes do que casos infecciosos, o que gera um custo mais elevado.
E vale lembrar que o que se gasta com a saúde não é pouco, e ações mais inclusivas são cada vez mais necessárias. As empresas de plano de saúde, profissionais e hospitais tendem a colaborar para que consultas e exames sejam planejados de forma mais simples e eficiente.
Digitalização da Saúde
O futuro da saúde depende muito da digitalização da medicina, que também vai se tornar um fator de peso para uma estruturação e acompanhamentos caso a caso de todos s pacientes.
Coleta e análise de dados serão peças-chave. Informações como tipo de vida (ou seja, hábitos como fumo, dieta pobre, sedentarismo e outras coisas rotineiras), histórico familiar, condições de ambiente em que cada pessoa vive, vão não só potencializar a eficiência da medicina como também personaliza-la.
Um atendimento humanizado é importantíssimo no tratamento, que será possível graças à base de dados compartilhada, que também vão fornecer quais doenças o indivíduo já teve, os tratamentos e exames pelos quais já passou, etc. Isso reduz a necessidade de novos exames e procedimentos repetidos, que exigiriam uma despesa significativa e mais tempo para o início do tratamento.
E o futuro da saúde no Brasil?
O futuro da saúde também depende de uma revolução na cultura do brasileiro em relação a tudo isso. Como já diz o velho ditado, prevenir é sempre melhor do que remediar.
Ações de prevenção devem se tornar mais fortes e consistentes, baseando-se no poder público para funcionarem.
A saúde enfrenta um momento de atualização. O foco agora é reavaliar modelos de negócios, apostar em soluções integradas e investir em uma maior eficiência.
Isso envolve o governo, convênios médicos, hospitais, profissionais e os próprios pacientes. O digital, como já dito, vem forte nesse processo e vai mudar a saúde como conhecemos, melhorando relacionamentos e aperfeiçoando todos os recursos.
A Coops caminha com essas evoluções, oferecendo infraestrutura e atendimento diferenciados de alto padrão para todos os seus pacientes, e investe a cada dia em melhorias para os usuários de seu sistema. Venha nos visitar e acesse nossa página para nos conhecer, estamos sempre à sua disposição.
Deixar um comentário