Dia 8 de novembro é comemorado o Dia do Radiologista, e a COOPS vem comentar a importância dessa especialidade e do profissional de radiologia para a medicina e para a saúde de forma geral.

A radiologia é utilizada há mais de um século, utilizando o artifício da imagem para diagnosticar e tratar condições médicas, sendo uma das bases da manutenção da saúde.

O eletromagnetismo da radiologia é capaz de produzir imagens, capazes de oferecer maior conhecimento sobre diversas doenças, como o câncer, por exemplo.

Como a Radiologia surgiu?

Muitas coisas surgem por acaso. Você sabia que os irmãos Lumiére, criadores do cinema, inicialmente tinham e mente apenas o objetivo de filmar e registrar as operações médicas?

Da mesma forma, o físico alemão Wihelm Conrad, descobriu acidentalmente o Raio-X em 1895, ao pensar em um meio capaz de reproduzir coisas imperceptíveis a olho nu em uma chapa fotográfica.

Usando filmes fotográficos, Wihelm fez um Raio-X em sua esposa, que teve de ser exposta a uma radiação de 15 minutos. A intolerância à radiação prolongada não era conhecida na época, que começou a ser notada até surgirem casos de erupção cutânea, infecções, dores pelo corpo e queda de cabelo.

Mesmo com os efeitos colaterais causados, é inegável os benefícios da radiologia para o descobrimento de doenças, o que ajudou a salvar muitas vidas. Pouco tempo depois ela foi inclusa como parte ativa da medicina vem sendo auxiliar desde então, dando origem a laboratórios especializados.

Grande mudança

Uma quebra nos paradigmas da radiologia como a conhecemos, foi quando Godfrey Hounsfield desenvolveu o primeiro tomógrafo computadorizado, que tinha a capacidade de construir imagens mais limpas e de fácil entendimento.

Embora a transição da radiologia convencional para digital ainda esteja se desenvolvendo, é fato que a radiologia convencional vem perdendo espaço. As chapas de Raio-X possuem um custo alto, com um risco de descarte errôneo e que pode contaminar o solo.

Os benefícios da radiologia digital

  • Equipamentos seguros, tanto para o paciente quanto para profissional;
  • Diagnóstico rápido e preciso;
  • Surgimento de softwares que auxiliam o radiologista, como por exemplo o laudo à distância, armazenamento na nuvem e exames online.

Como a Radiologia se divide?

A radiologia é dividida em dois campos: Diagnóstico e Terapêutico. O primeiro é utilizado para diagnosticar condições a partir de diversos tipos de diferentes imagens. Isso auxilia e permite que o médico olhe no interior do corpo humano.

A radiologia terapêutica é fundamental no tratamento do câncer e de outras doenças, sendo capaz de curar tumores. A radiologia terapêutica também é usada para tratar doenças em que o próprio sistema imune ataca o organismo.

Quando a radiologia é usada?

A radiologia é usada na odontologia, veterinária, medicina, metalúrgica (em estudos de peças, por exemplo), esterilização, científica (pesquisas e estudos) e projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos).

A COOPS parabeniza todos os profissionais de radiologia nesse dia especial.

Siga-nos no Facebook e Instagram para conhecer mais sobre a gente!