O Dia Internacional do Voluntário é celebrado no dia 5 de dezembro. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos. No Brasil, segundo o IBGE, 6,5 milhões de brasileiros exerceram algum tipo de trabalho voluntário no ano de 2016, com destaque para faixa etária de 50 anos ou mais. A pesquisa Pnad Contínua, que coletou dados do ano passado, também mostrou que as mulheres têm maior participação nos programas de voluntariado no país, com 4,6%, enquanto apenas 3,1% dos homens.

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos. – Organização das Nações Unidas (ONU)

Por que ser voluntário?

O trabalho voluntário não só fomenta a solidariedade e colabora para o crescimento do país, como também favorece o desenvolvimento de habilidades emocionais, comportamentais e sociais para as pessoas que exercem as atividades sem remuneração. Além de cooperar com a sociedade, o trabalho voluntário oferece inúmeros benefícios para os voluntários, entre eles: empatia, autoestima, satisfação, combate à depressão e tristeza, autoconfiança, oportunidade de aprendizagem com o próximo, sensação de bem-estar, sensibilidade. No campo profissional, voluntários se destacam em processos seletivos.

Como se tornar voluntário?

Para se tornar voluntário, basta dar o primeiro passo. Procure uma organização sem fins lucrativos (ONG) próxima da sua região. Algumas instituições religiosas costumam realizar trabalhos voluntários nas comunidades onde se encontram, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua. Também fique de olho nos programas de voluntariado de curta duração, que costumam acontecer em épocas sazonais, como no inverno (arrecadação de roupas e cobertores) e Natal (arrecadação de brinquedos). Hoje em dia, é possível se tornar voluntário sem sair de casa, com trabalhos voltados para divulgação de campanhas através da internet.

Siga a SERVIDA no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as nossas ações e novidades.