No mês da Saúde do Homem, é indispensável abordar um assunto fundamental na prevenção contra o câncer de próstata: a alimentação. Não é segredo que uma dieta saudável tem efeito poderoso contra doenças mais severas. A seguir, confira 5 alimentos que não podem faltar no cardápio de quem cuida da saúde:

Tomate

O tomate é rico em licopeno, uma substância responsável pelo pigmento vermelho de frutas e vegetais. Com forte ação antioxidante, o licopeno presente no alimento ajuda no combate aos radicais livres, ou seja, atua contra o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças, como o câncer de próstata. O licopeno é encontrado também em outras frutas de cor vermelha e laranja, entretanto, o tomate possui grande concentração da substância.

Brócolis e couve-flor

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos com cerca de 30 mil homens constatou que brócolis e couve-flor ajudam a prevenir os riscos de desenvolver o câncer de próstata. De acordo com os pesquisadores, aqueles que comeram mais de uma porção dos vegetais por semana, tiveram uma queda de 50% no risco de desenvolvimento da doença. Esses alimentos são ricos em glucosinolatos, uma substância anticancerígena.

Alho e cebola

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos também publicou um estudo que inclui dois alimentos que não faltam nos pratos dos brasileiros: o alho e a cebola. Além de serem considerados indispensáveis para dar sabor à comida, tanto o alho quanto a cebola são ricos em antioxidantes e auxiliam o organismo a se fortalecer contra o câncer de próstata. Porém, a ingestão diária desses alimentos é requerida para que haja eficácia na prevenção.

Peixe

O consumo moderado de peixe (duas porções semanais) pode reduzir o risco de desenvolver o câncer de próstata. O alimento é rico em ômega 3, que atua na redução das células gordurosas do organismo e também diminui o inchaço da próstata. Mas, atenção: um estudo publicado na Journal of the National Cancer Institute informa que cápsulas ricas em ômega 3 pode causar o efeito contrário, ou seja, aumentar o risco da doença.

Cenoura

Rica em vitamina A, a cenoura é grande aliada da dieta contra o câncer de próstata. O legume também é boa fonte de carotenoide: sua cor laranja possui licopeno, uma substância antioxidante potente que aumenta a proteção do organismo contra os radicais livres. Para absorver melhor a vitamina A, o ideal é consumir o alimento cozido de maneira rápida, para não perder os demais nutrientes.

Siga a Servida no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as nossas ações e novidades.